Mídia / Jornal Fera

nem 2014: veja 5 dicas para estudar disciplinas teóricas

07/08/2014

Estudar disciplinas teóricas para o Enem, como história e geografia, pode ser uma tarefa bastante cansativa: revisar várias páginas de livros e anotações é algo que toma tempo e, quando feito sem uma boa técnica de estudos, gera resultados pouco eficientes. Para garantir que os seus estudos teóricos para o Enem 2014 realmente sejam produtivos, veja as 3 dicas a seguir:

1 – Não deixe para a última hora
Muitos estudantes priorizam apenas as disciplinas que envolvem exercícios com fórmulas e números, como a matemática e a física, e acabam deixando as disciplinas teóricas para a última hora. Não faça isso: ler com calma o ajudará a memorizar melhor o conteúdo.

2 – Leia rápido, mas atentamente
Ler rápido é algo que o ajudará bastante, mas não deixe de prestar atenção no conteúdo. Se você perceber que está apenas lendo sem se recordar de nada, volte páginas e releia, afinal o seu objetivo é recordar conteúdos para o Enem.

3 – Faça anotações
É cientificamente comprovado que fazer anotações ajuda a memorizar melhor os conteúdos que você estuda. Deixe a preguiça de lado e use caneta e papel! Sua memória agradece.

4 – Mantenha o foco
Nada de distrações. Enquanto você lê, afaste-se de celulares, conversas e qualquer outra coisa que possa tirar o seu foco. Deixe que o seu cérebro se concentre unicamente em memorizar o conteúdo que está sendo revisado.

5 – Não desista
Tenha paciência com o conteúdo e consigo mesmo e não desista da revisão: a vontade de conquistar a vaga dos seus sonhos deve ser a sua guia durante os estudos. Mantenha-se firme e alcance os seus objetivos!

Fonte: Universia Brasil