Mídia / Jornal Fera

O que fazer depois de terminar a faculdade?

11/09/2014

O término da faculdade significa também decidir para onde rumar (uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem). É nessa hora que surge a pergunta: o que fazer depois de terminar a graduação?

Muitos especialistas dizem que o mercado de trabalho não está para brincadeira e que, portanto, é melhor não perder tempo e fazer logo uma pós-graduação ou MBA. Se antes se falava em esperar um ano ou dois para se dedicar novamente aos estudos, segundo eles, o negócio agora é pensar em que especialização fazer um ano antes de terminar a faculdade. Se você já tem em mente o que quer seguir em sua carreira, esse não será um grande problema. Mas, e se você não tem a menor ideia?

Daí, você não pode tirar o olho das chamadas ‘variáveis macro’, que são fatores mais gerais que podem influenciar sua decisão. Para quem não tem muita certeza de que direção dará à vida profissional, o mais indicado é optar por um curso de currículo mais generalista, que ajude a entender a dinâmica das empresas e do mercado. Outra variável macro importante é a região onde você mora e trabalha. Se você pretende se mudar para o interior, por exemplo, terá de rever suas opções: o curso de Agrobusiness tem valores diferentes em Mato Grosso e São Paulo.

Pode ser também que você ainda não tenha maturidade pessoal e profissional para escolher sua especialização. Então, é melhor esperar um pouco, assim vai poder aproveitar melhor o curso. Enquanto isso, pode dedicar-se a um curso de curta duração específico para sua área de atuação. Por exemplo: se você terminou uma faculdade de Administração, pode estudar Finanças ou Avaliação de Empresas. Certamente, serão especialidades que contarão pontos em seu currículo.
Outra alternativa é dedicar-se ao estudo intensivo de idiomas. Já estamos cansados de ouvir o quão importante é saber uma segunda e até terceira línguas. Então, porque não aproveitar esse tempo, digamos, ‘ocioso’, para aprender um novo idioma? Essa é uma opção de relativo baixo investimento que pode agregar muito em seu perfil profissional.

E, última dica: independentemente de frequentar ou não uma pós ou MBA, é importante nunca deixar de estar atualizado sobre sua área de atuação macro. Leia sites, revistas e livros voltados aos assuntos pertinentes à sua graduação. Um profissional bem informado está sempre um passo à frente de quem não está interessado no mercado de trabalho.

Fonte: Empregos