Mídia / Jornal Fera

Professor 3 plataformas para aplicar nas salas de aula

08/01/2016

O avanço tecnológico faz com que as salas de aula se modernizem sempre, para que os alunos sintam-se mais motivados a estudarem e possam aproveitar boas ferramentas de ensino. Visando aumentar a identificação dos alunos com os estudos, os professores devem tentar inserir essas plataformas no dia a dia da turma, fazendo com que a participação da tecnologia torne-se rotineira. Além disso, muitas delas incentivam o ensino colaborativo, uma tendência atualmente. Assim, confira quais plataformas você pode apresentar aos seus alunos e que melhorarão o aprendizado:

1 – Utilize as redes sociais

Você pode interagir com os seus alunos por meio das redes sociais, como o Facebook. É possível criar grupos para as salas, com o objetivo de manter os estudantes informados sobre todas as atividades que acontecerão na sala de aula. Você pode deixar recados, compartilhar materiais usados em classe e até mesmo criar debates construtivos entre os alunos.

2 – Crie um blog para a sala

Além de incentivar que os alunos treinem a escrita, você pode publicar comunicados, propostas de trabalhos, criar exercícios para serem realizados por meio do blog etc. A principal vantagem dos blogs é que o conteúdo fica todo registrado em um mesmo local, facilitando a busca por determinado conteúdo quando necessário. Também é interessante criar fóruns de discussão, fazendo com que os estudantes tenham uma participação ativa na plataforma.


3 – Utilize Wikis

A ideia central da plataforma é criar um conteúdo colaborativo, ou seja, escrito por diversas pessoas diferentes. Há possibilidade de manter o site com acesso restrito a certas pessoas, como deixa-lo público, fazendo com que qualquer um possa modificá-lo. Você pode criar uma página wiki para sua turma e fazer com que eles criem ali. É possível criar discussões, montar um cronograma das aulas com datas importantes etc. O essencial é que a plataforma esteja sempre atualizada e faça com que a vida escolar seja mais tranquila e organizada.


Fonte: Universia Brasil