Mídia / Jornal Fera

Professor: confira a importância de incentivar atividades em grupo

19/11/2015

Tendo em vista que o trabalho em equipe é uma característica cada vez mais valorizada, a importância das atividades em grupo nas escolastambém tem crescido bastante. Nesse cenário, o papel do educador é auxiliar os estudantes, conduzindo a turma da melhor forma possível nas atividades na classe.

Pensando nisso, reunimos a seguir 4 razões para estimular o trabalho em grupo na sala de aula:

1- Enxergar novos pontos de vista
As atividades em grupo podem propiciar uma troca de conhecimento entre os estudantes, fazendo com que eles enxerguem os mesmos assuntos com uma nova perspectiva. Isso pode contribuir para expandir a versatilidade dos alunos, fazendo com que eles aprendam a considerar pontos de vista diferentes do seu.

2 - Aprender a lidar com diferenças
O trabalho em grupo pode contribuir para que os alunos aprendam a lidar com opiniões diferentes da sua, entendendo que precisam respeitá-las, mesmo que não concordem com elas. Trata-se de uma ótima preparação para o futuro profissional, inclusive. Durante as atividades, eles poderão lidar com vários tipos de personalidade e terão que saber como se adaptar da melhor forma a cada uma delas.

3 - Divisão de tarefas
Trabalhando em grupo, os alunos poderão vivenciar uma experiência semelhante à vivida no trabalho, na medida em que terão que distribuir as tarefas entre si. Dessa forma, cada estudante ficará responsável por uma respectiva função e alguém deverá assumir o papel de “gestor” da equipe, verificando como está o professo da atividade.

4 - Ganhar motivação
Enquanto que nas atividades individuais o aluno pode se sentir desmotivado com a quantidade de tarefas que precisa ser feita, em grupo isso pode ser diferente, pois os alunos podem dar força uns aos outros. Trabalhar em conjunto pode diminuir a procrastinação, incentivando os estudantes a colocarem as atividades em dia, para que nada fique acumulado ou seja feito em cima da hora.

Fonte: Universia Brasil