Mídia / Jornal Fera

Saiba como deixar o seu currículo mais atraente

14/12/2016

Não tem jeito: o seu currículo é o seu cartão de visitas. É ele que apresentará você para uma empresa e dará ao gestor ou ao RH um vislumbre de como você é. Por isso, dupla atenção e alguns cuidados na hora de escrever o seu pode fazer toda a diferença na hora de te destacar entre os candidatos!

O primeiro impulso é mesmo colocar tudo o que você já fez e isso é o correto, porém, cuidado com exageros, seja direto. Ao olhar o seu currículo, o gestor quer um resumo da sua carreira, textos muito longos ou que deem muitas voltas sem dizer nada podem afugentá-lo.

Todo o cuidado com o português é pouco. Evite o uso de gírias e sempre confira duas vezes o que você escreveu para ter certeza de que não tem erros de ortografia ou concordância nas frases. Um errinho pode colocar tudo a perder.

Se você não possui experiência prévia, destaque as suas qualidades! Você fez algum curso, trabalho voluntário, tem um segundo idioma ou domina a informática? Não deixe nada de fora. Se tiver relação com a sua área, blogs também são uma boa de serem destacados – mas, lembre-se, apenas se for acrescentar de fato algo ao seu CV.

Comece do começo. Certifique-se de colocar todas as suas informações pessoais – e conferir se elas estão corretas – dando preferências a formas de contato.
Se possível, coloque mais de um telefone para não acontecer desencontros caso uma entrevista seja agendada.

Cuidado com os elogios. Escrever que você é uma pessoa eficiente, que aprende rápido, é focada pode não soar tão bem quanto parece. A pessoa que selecionará a vaga quer algo concreto que prove que você é o candidato ideal. Busque mostrar isso por meio de conquistas e não de autoelogios.

Montar um bom CV pode parecer um pouco assustador e difícil no começo, mas basta seguir alguns tópicos que a tarefa se torna bem mais simples. Lembre-se de ser sincero, não exagerar ou mentir, confie em você e boa sorte!

Fonte: Universia Brasil