Mídia / Jornal Fera

Saiba como funciona a lista de espera do Sisu e tire suas dúvidas

28/01/2014

Quem não foi selecionado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na primeira ou em nenhuma das duas opções de curso ainda tem chances de assumir a vaga. Começa nesta segunda-feira (27) o prazo para participar da lista de espera. Entenda como funciona o mecanismo e fique atento aos prazos.

1) O que é a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu é a relação de alunos que será utilizada pelas instituições de ensino para o preenchimento de vagas que eventualmente estejam disponíveis após as chamadas regulares.

2) Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Pode participar da lista de espera do Sisu o candidato que não foi selecionado em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em segunda opção mas que querem continuar tentando uma vaga na primeira.

3) Qual o prazo para solicitar inclusão na lista de espera?

O prazo começa na segunda-feira (27) e vai até o dia 7 de fevereiro.

4) O candidato pode participar da lista de espera da segunda opção de curso?

Não. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

5) O candidato aprovado na segunda opção de curso e que realizou a matrícula fica impedido de ingressar na lista de espera da primeira opção?

Não. O pedido para ingressar na lista de espera pode ser feito independentemente da efetivação de matrícula na segunda opção de curso.

6) Como participo da lista de espera do Sisu?

O candidato deve entrar na página do Sisu e conferir o seu resultado individual. Lá, o estudante deve clicar no botão 'Participar da Lista de espera', disponível no quadro com informações referentes ao primeiro curso.

7) A classificação na segunda chamada será garantida na lista de espera?

Não. A lista de espera do Sisu também não observa as eventuais reservas de vagas e bônus atribuídos à nota do candidato pelas instituições participantes. As instituições podem ainda redefinir a lista do Sisu em decorrência da consideração dos critérios referentes às suas políticas de ações afirmativas.

8) Como acompanho as convocações da lista de espera?

Após o fechamento da data de criação da lista de espera, o estudante deverá procurar a respectiva instituição de ensino para receber orientações desse acompanhamento. 


Fonte: EBC