Mídia / Jornal Fera

Saiba quem pode fazer a prova do Enem 2014

19/05/2014

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já alcançou a marca de 3 milhões de inscritos. As inscrições foram iniciadas na última segunda-feira (12) e o prazo termina no próximo dia 23, às 23h59. Mas, apesar do grande número de inscritos, as dúvidas sobre quem pode realizar a prova continuam.

O Enem é obrigatório para alunos de escolas públicas interessados em bolsas de estudo, sejam elas parciais ou integrais, em universidades particulares por meio do Prouni, Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies.

Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Para sanar possíveis dúvidas sobre o Enem 2014, a presidenta Dilma Rousseff respondeu, na manhã da última quinta-feira (15), a perguntas dos internautas por meio da ação "Face to Face", na página do Palácio do Planalto no Facebook.

Em um dos comentários, a presidenta lembrou que não é preciso cursar o ensino médio para prestar o Enem, e também apresentou dois exemplos de oportunidades: “As possibilidades são as seguintes: primeiro, se você fez o ensino médio, mas não concluiu, você pode fazer o Enem. Se tirar mais de 450 pontos em cada uma das provas e 500 na redação, e tiver 18 anos ou mais, você recebe uma certificação de conclusão do ensino médio. Segundo, se já concluiu o ensino médio, você pode fazer o Enem e concorrer a uma das vagas nas universidades federais e públicas. Terceiro, como você sabe, durante todo o ensino médio é possível fazer o Enem”.

Estudantes de classes hospitalares também poderão fazer o Enem. Para isso, é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Universidades portuguesas aderem ao exame
Estudantes brasileiros terão mais uma opção de acesso ao ensino superior em Portugal. O país tem duas universidades que aceitam a nota do Enem para o ingresso em cursos de graduação. A Universidade da Beira Interior, em Covilhã, e a Universidade de Coimbra.

Fonte: Portal Brasil