Mídia / Jornal Fera

Top lista: 5 livros indispensáveis para qualquer estudante universitário

11/02/2015

O hábito de leitura é fundamental para qualquer faixa etária. Além de ampliarem o vocabulário, os livros melhoram a escrita, desenvolvem as habilidades cognitivas e expandem a visão de mundo.

Na faculdade, os estudantes costumam geralmente costumam ter um acesso frequente à leitura. Além dos livros que normalmente aparecem na grade curricular, muitos alunos buscam ter acesso a obras de interesse próprio, que abordem um assunto cuja temática desperta o seu interesse.

Se você é um amante da leitura, saiba que existem certas obras indispensáveis para qualquer estudante na universidade. A seguir, confira a lista com 5 obras que qualquer universitário deveria ler em 2015:


1 -“Liberdade”, por Jonathan Franzen
Essa história é sobre um triângulo amoroso, formado por colegas que se conheceram na faculdade. O que será mais importante para eles: amor ou amizade? Como lidar com uma situação na qual você se apaixona, mas ao mesmo tempo não quer perder o seu melhor amigo? As respostas para essas perguntas surgem ao longo da leitura.

2 - “Este Lado do Paraíso”, por F. Scott Fitzgerald
O livro aborda a desilusão de um universitário recém-formado: ao terminar a sua graduação, ele percebe que a vida real é completamente diferente da vivida por ele na faculdade. A partir daí, ele parte em busca da sua própria essência. Trata-se de uma situação vivenciada por muitos estudantes.

3 - “Norwegian Wood”, por Haruki Murakami
O livro conta a história de um universitário que muda os seus princípios de vida e suas atitudes, ensinando o leitor a apreciar as amizades e o amor verdadeiro. Além disso, ele pode ajudar o estudante a se preparar melhor para encarar a realidade da vida.

4 - “1984”, por George Orwell
O livro retrata um cenário no qual o mundo está dividido entre três estados totalitários: um controle total, a eliminação de todos os valores humanos e as tentativas de sobreviver neste mundo cheio de ódio. Questionando a individualidade, a história desafia o leitor a analisar a sua própria capacidade de desafiar o sistema.

5 - “Cem Anos de Solidão”, por Gabriel García Marquez
Este é um romance épico sobre a evolução da humanidade, em um cenário onde todos estão condenados à solidão. Trata-se de uma leitura perfeita para que o estudante possa entender a importância das relações familiares, e do apoio de pessoas que o amam.

Clássicos como os citados acima podem ampliar não somente o seu vocabulário, como também o seu conhecimento e a sua reflexão sobre a vida. Siga essa lista e garanta uma ótima experiência de leitura para 2015!

Fonte: Universia