Mídia / Jornal Fera

UFRGS aprova reserva de 30% das vagas para o Enem a partir de 2015

22/11/2013

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) adotará, a partir de 2015, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/ MEC) como forma de ingresso de novos alunos. Serão destinados 30% das vagas para essa modalidade de ingresso, que também respeitará as reservas do Programa de Ações Afirmativas. O Sistema está baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na manhã desta sexta-feira (22), o Conselho Universitário (Consun) aprovou o parecer de uma Comissão Especial, com conselheiros do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - Cepe e do Consun. A comissão fez sete sessões oitivas desde o fim de agosto, em que participaram entidades representativas dos estudantes, docentes, técnico-administrativos, além de órgãos administrativos da Universidade, do Conselho Estadual de Educação e responsáveis de outras universidades que aderiram ao Sistema.
O parecer aprovado prevê a adesão ao Sisu, reservando os 30% e mantendo os 70% restantes das vagas a serem preenchidas pelo Vestibular da UFRGS. Será exigida, para aprovação na UFRGS, aos candidatos inscritos nos 30% de vagas Sisu, a pontuação no ENEM de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação. Serão mantidas as provas específicas para os cursos que as exigem.



Fonte: Educação Uol