Mídia / Jornal Fera

Universidade da terceira idade quer recuperar a auto estima dos alunos

20/04/2016

No última semana, uma turma animada de calouros começou a circular pelos corredores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas se engana quem pensa que os novos alunos são jovens recém-formados no ensino médio. No dia 11 de abril, começaram as aulas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), um projeto da UFPel, que tem como objetivo inserir o público com mais de 60 anos no universo acadêmico.

Participam da iniciativa professores e servidores da instituição, que trabalham para melhorar a qualidade de vida do público idoso, além de estimular essas pessoas a continuarem estudando. Para a assessora da reitoria da universidade, Lorena Gill, o projeto visa, principalmente, resgatar a auto estima dos alunos, fazendo com que se sintam integrados à nova comunidade.

Ao todo, 361 candidatos se inscreveram para as 60 vagas da universidade da terceira idade, que, neste primeiro momento, opera em um projeto piloto. Um dos aprovados na oportunidade foi o professor aposentado Tito Luiz Machado, que está cursando dois dos seis cursos oferecidos pela UNATI, sendo que em um deles, A Leitura, A Escrita e a Moda, ele é o único representante masculino. O principal motivo apontado pelo senhor Tito para ter se inscrito no projeto é que os cursos são ótimos para desenvolver a memória e aprender coisas novas.


Fonte: Universia Brasil