Mídia / Jornal Fera

'Uso do internetês pode prejudicar futuro profissional', diz especialista

23/10/2013

Os avanços tecnológicos acarretam um conjunto de mudanças comportamentais, entre elas, a formas de se comunicar. Com a popularização da internet surgiu também uma variação da língua portuguesa que foge das normas cultas, ‘o internetês’. Segundo Wilma Ramos, professora de português e escritora, essa linguagem prejudica o rendimento escolar e pode resultar em prejuízos profissionais. Ela lista as abreviações mais populares entre os internautas de Sergipe.
“Os jovens criaram uma linguagem paralela que mata o padrão da língua portuguesa, com abreviaturas que nunca existiram. Parece que não há limites para tentos erros de ortografia, regência e concordância. A preocupação que nós temos é que essa linguagem motivada pela pressa, que é inimiga da perfeição, se transforme numa realidade. O uso do internetês pode prejudicar o futuro profissional e a vida acadêmica”, afirma Wilma Ramos.
Essa forma de se comunicar é efetiva em mensagens de celular e redes sociais, mas pode ser uma armadilha para quem vai fazer vestibular, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concurso público e até seleção de trabalho. “A saída para melhorar essa situação é a sala de aula porque os pais não têm como controlar isso. Professor é o único que pode melhorar a situação, infelizmente é só ele que pode mudar o curso da história”, avalia a especialista.
Para Wilma Ramos, o internetês é aceitável se o indivíduo souber a língua portuguesa corretamente. “As abreviaturas se tornaram tão comuns que tem gente usando o ‘vc’ e o ‘pq’, por exemplo, sem sequer notar o erro. A pessoa precisa manter a motivação de escrever conforme as normas cultas até na internet porque o perfil online pode ser pesquisado em uma seleção de emprego”, destaca.

Algumas frases podem parecer apenas letras soltas e sem significado para quem desconhece a linguagem utilizada em redes sociais e mensagens de celular. Veja alguns exemplos:
Kd vc dnv?
Cadê você de novo?
Pq vc n resp m msg?
Porque você não responde minha mensagem?
Me dsj fldds pq tô apx.
Me deseje felicidades porque estou apaixonado.
Tô c sds de vc.
Estou com saudades de você.
Nd hj ta bm.
Nada hoje está bem.